Liberdade: é a independência do ser humano, autonomia, autodeterminação, espontaneidade e intencionalidade; é ter paz consigo e manter uma sensação individual de prazer e bem estar. Essas emoções só são sentidas quando o ser humano consegue alcançar a sintonia entre os valores, desejos, comportamentos e também as atitudes que contribuam para um ambiente melhor.
Igualdade: todas as pessoas devem gozar dos mesmos direitos para que não haja discriminação; tratar todas as pessoas da mesma forma e garantir que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades, informações, aprendizados etc.
Sociedade: é um conjunto de seres que convivem de forma organizada; pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente, cujo grupo de pessoas com interesses comuns se organizam em torno de uma atividade, obedecendo a determinadas normas e regulamentos para uma convivência harmônica.
Deus: viver de acordo com os princípios bíblicos é saber controlar nosso comportamento e atitudes em casa, com os pais e irmãos, na escola, na igreja, com os amigos etc. Quando temos autodomínio, honestidade, mente aberta, boa vontade, humildade, aceitação e fé, somos capazes de cumprir as regras, que nos são apresentadas, sem dificuldades.
Família: conviver em um ambiente agradável e positivo, com muito amor e união são os princípios fundamentais para ter uma família feliz. Um lar repleto de amor e companheirismo entre os membros dará para as crianças a melhor chance de elas se desenvolverem como pessoas equilibradas.
Respeito: permite que os membros de uma sociedade vivam em paz, numa convivência saudável, pautada em consideração, civilidade e solicitude; implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações.
Pátria: todo indivíduo precisa demonstrar amor por sua pátria. Este amor é geralmente demonstrado e vivido, sobretudo, por meio da valorização da história de seu país, dos personagens históricos, belezas naturais e pelos símbolos nacionais, tais como a bandeira, hino etc.